Evangelho (Jo 11,45-56)
— Salve, ó Cristo, imagem do Pai, a plena verdade nos comunicai!
— Lançai para bem longe toda a vossa iniquidade! Criai em vós um novo espírito e um novo coração!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 45 muitos dos judeus que tinham ido à casa de Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 46 Alguns, porém, foram ter com os fariseus e contaram o que Jesus tinha feito. 47 Então os sumos sacerdotes e os fariseus reuniram o Conselho e disseram: “O que faremos? Este homem realiza muitos sinais.
48 Se deixamos que ele continue assim, todos vão acreditar nele, e virão os romanos e destruirão o nosso Lugar Santo e a nossa nação”. 49 Um deles, chamado Caifás, sumo sacerdote em função naquele ano, disse: “Vós não entendeis nada.
50 Não percebeis que é melhor um só morrer pelo povo do que perecer a nação inteira?” 51 Caifás não falou isso por si mesmo. Sendo sumo sacerdote em função naquele ano, profetizou que Jesus iria morrer pela nação. 52 E não só pela nação, mas também para reunir os filhos de Deus dispersos. 53 A partir desse dia, as autoridades judaicas tomaram a decisão de matar Jesus.
54 Por isso, Jesus não andava mais em público no meio dos judeus. Retirou-se para uma região perto do deserto, para a cidade chamada Efraim. Ali permaneceu com os seus discípulos.
55 A Páscoa dos judeus estava próxima. Muita gente do campo tinha subido a Jerusalém para se purificar antes da Páscoa. 56 Procuravam Jesus e, ao reunirem-se no Templo, comentavam entre si: “O que vos parece? Será que ele não vem para a festa?”
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
✨ Evangelho do dia: Reflexão – “Quando a verdade incomoda”
📖 O Milagre que Divide
A ressurreição de Lázaro foi um dos sinais mais impactantes realizados por Jesus. Para muitos, aquele milagre foi o suficiente para crer. Para outros, no entanto, foi motivo de medo e inquietação. O texto nos mostra que, mesmo diante da vida devolvida, da esperança restaurada, alguns foram correndo contar aos fariseus. O que deveria ser motivo de júbilo, tornou-se o estopim para a decisão de matar Jesus.
A partir dali, o conselho do Sinédrio passa a planejar a morte d’Aquele que é a própria Vida. E tudo isso por medo de perder o poder, por medo de que sua estrutura religiosa e política fosse abalada. É impressionante como o coração humano pode resistir ao amor e à verdade, quando estas ameaçam nossos interesses pessoais.
✝️ Jesus Não Se Cala no Evangelho do dia
Mas o mais belo deste evangelho é perceber que Jesus não se esconde por medo. Ele se afasta por um tempo, mas sua missão continua. Ele sabe que a cruz o espera, mas segue em frente, movido por amor e obediência ao Pai.
🙏 Oração
Senhor Jesus, ajuda-me a reconhecer tua presença mesmo quando ela me tira da zona de conforto.
Que eu não me feche ao teu amor por medo de perder o que é passageiro.
Dá-me coragem para te seguir, mesmo que o caminho leve à cruz,
porque creio que ela é também o caminho da ressurreição.
Amém.
Leia também:
- Conclave de 2025: Últimas notícias
- Evangelho do dia 30/04/25
- Luz para Meu Caminho: A Força da Palavra de Deus
- Evangelho do dia 29/04/25
- Salmo 23: Curiosidades, Citações e Uma Reflexão Poderosa