Evangelho (Jo 10,31-42)
— Glória a Cristo, Palavra eterna do Pai que é amor!
— Senhor, tuas palavras são espírito, são vida; só tu tens palavras de vida eterna!
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 31 os judeus pegaram pedras para apedrejar Jesus. 32 E ele lhes disse: “Por ordem do Pai, mostrei-vos muitas obras boas. Por qual delas me quereis apedrejar?” 33 Os judeus responderam: “Não queremos te apedrejar por causa das obras boas, mas por causa de blasfêmia, porque sendo apenas um homem, tu te fazes Deus!”
34 Jesus disse: “Acaso não está escrito na vossa Lei: ‘Eu disse: vós sois deuses’? 35 Ora, ninguém pode anular a Escritura: se a Lei chama deuses as pessoas às quais se dirigiu a palavra de Deus, 36 por que então me acusais de blasfêmia, quando eu digo que sou Filho de Deus, eu a quem o Pai consagrou e enviou ao mundo? 37 Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim.
38 Mas, se eu as faço, mesmo que não queirais acreditar em mim, acreditai nas minhas obras, para que saibais e reconheçais que o Pai está em mim e eu no Pai”. 39 Outra vez procuravam prender Jesus, mas ele escapou das mãos deles.
40 Jesus passou para o outro lado do Jordão, e foi para o lugar onde, antes, João tinha batizado. E permaneceu ali. 41 Muitos foram ter com ele, e diziam: “João não realizou nenhum sinal, mas tudo o que ele disse a respeito deste homem, é verdade”. 42 E muitos, ali, acreditaram nele.
— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.
Evangelho do Dia: Reflexão sobre Jo 10,31-42
No Evangelho do dia, vemos Jesus sendo confrontado pelos judeus, que querem apedrejá-lo por afirmar sua unidade com o Pai. Ele, porém, não recua. Em vez disso, desafia seus acusadores a considerarem suas obras e a verdade que Ele proclama. Esse episódio nos ensina que a verdade pode incomodar, mas não pode ser negada.
Jesus questiona: “Se não faço as obras do meu Pai, não acrediteis em mim. Mas, se as faço, ainda que não queirais crer em mim, crede nas obras” (Jo 10,37-38). No Evangelho do dia, Ele nos convida a olhar para os sinais de Deus ao nosso redor. Quantas vezes ignoramos os milagres diários por estarmos presos às nossas dúvidas?
No Evangelho do dia, aprendemos que seguir a Cristo exige fé e coragem. Os líderes religiosos não podiam negar os feitos de Jesus, mas se recusavam a aceitá-lo. Da mesma forma, muitas vezes, resistimos à voz de Deus por medo de mudar nossa forma de viver. Ele nos convida à confiança plena.
Apesar da perseguição, Jesus não se deixa abater. Ele se retira para um lugar de refúgio, mas continua sua missão. No Evangelho do dia, aprendemos que, mesmo em momentos de oposição, devemos perseverar na fé. Deus sempre nos dá um tempo de descanso e fortalecimento.
O Evangelho do dia nos desafia a refletir sobre nossa relação com a verdade de Cristo. Estamos prontos para reconhecê-lo em nossas vidas? Que possamos abrir nossos corações e deixar que a fé nos transforme completamente.
Sobre o Conclave: O Conclave de 2025, marcado para eleger o 267º Papa da Igreja…
Evangelho (Jo 3,16-21) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Deus o mundo tanto amou, que lhe…
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho."📖…
Anúncio do Evangelho (Jo 3,7b-15) — Aleluia, Aleluia, Aleluia. — O Filho do homem há…
O Salmo 23 ocupa um lugar especial entre os textos mais conhecidos da Bíblia. Ao…
Evangelho (Jo 3,1-8) Aleluia, Aleluia, Aleluia. — Se com Cristo ressurgistes, procurai o que é…